#PlenaeApresenta: Marcos Piangers e a paternidade afetuosa

Marcos Piangers, autor de best-seller sobre paternidade, conta como ter sido criado por uma mãe solteira moldou seus ideias de hoje

7 de Junho de 2021



Qual é o seu modelo ideal de paternidade? Para o escritor Marcos Piangers, é todo aquele que ele mesmo não teve. Representando o pilar Relações , o autor de best-sellers sobre família conta da sua infância sem a figura paterna e as dificuldades que viu de perto uma mãe solteira enfrentar.

Expulsa de casa ao engravidar, ela teve que batalhar para criá-lo sozinho sem abrir mão de sua própria carreira. Apesar de ter se casado novamente e ter tido outra filha, Marcos nunca pôde efetivamente contar com um pai, e passou grande parte de sua vida sem conhecer a identidade do seu.

Mas, ao ser acometida por um câncer, sua mãe decide contar o nome e sobrenome daquele que deveria ter assumido a sua cria. Apesar de ter tido curiosidade em momentos e idades diferentes, ao ter em mãos as informações que poderiam finalmente levá-lo ao seu pai, ele não sentiu nenhum interesse em procurá-lo. Pelo contrário: sentiu alívio ao saber que ele era uma pessoa comum, que errou como milhões outros erraram ao não registrarem e comparecerem para seus filhos.

Mesmo quando eles acabaram se conhecendo, não houve nenhum tipo de vontade em retomar um laço que nunca existiu. Foi quando Marcos entendeu tudo: pai não é necessariamente DNA, é preciso querer estar ali. Hoje, ele busca ser essa figura presente e empenhada para suas próprias filhas, até mesmo para proporcionar o que não teve à elas e também à sua esposa, que pode contar com alguém como sua própria mãe não pôde.

Em seus livros e viagens ao redor do mundo, o palestrante discute sobretudo como a masculinidade imposta para a sociedade acaba frequentemente minando relações familiares que poderiam ser ricas em afeto, mas não são. O resto dessa história você confere no episódio completo da quinta temporada do Podcast Plenae. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Parada obrigatória

As reflexões de setembro

O que foi falado no Plenae em setembro

30 de Setembro de 2022


Agora é oficial: o final do ano está cada vez mais próximo. Entraremos no último trimestre de 2022, esse ciclo que nem se foi e já deixa saudades. Por aqui, demos sequência ao tão amado Podcast Plenae. A nona temporada, que no mês passado trouxe nomes como Carlinhos de Jesusirmãos Filpi e Mariana Rios, não parou de surpreender.

O quarto episódio, representando o pilar Mente, ficou por conta da cantora Wanessa, que falou sobre sua Síndrome do Pânico sem tabus, como deve ser. Na sequência e representando o pilar Contexto, ouvimos o relato de superação e criatividade da empreendedora Adriana Barbosa, um dos principais nomes do afroempreendedorismo do Brasil.

Finalizamos com uma presença mais do que especial: o médico Drauzio Varella. Representando o pilar Propósito, o médico relembra os caminhos que o levaram até o trabalho voluntário que ele exerce nas cadeias há mais de 30 anos. Todos esses episódios tiveram as reflexões belamente conduzidas pela neurocientista Claudia Feitosa-Santana. 

Emoção e inspiração à flor da pele em cada linha escrita por aqui e cada minuto escutado também! O que mais rolou, afinal? Confira!
Lei da atração: tudo que você precisa saber!
Ainda pegando o gancho do episódio de Mariana Rios, lançado em agosto, fomos entender um pouco mais do que pensa a ciência sobre Lei da Atração e pensamento positivo, temas tão debatidos pela artista em seu relato. Clique aqui para saber mais!
Desmistificando conceitos: o que é a Síndrome do Pânico?
É preciso falar sobre esse tema sem rodeios, como fez a cantora Wanessa em sua narrativa. Isso porque, quando falamos, outras pessoas podem se identificar e entender melhor suas próprias emoções e dificuldades. Pensando nisso, explicamos tudo sobre o assunto aqui neste artigo.
Afroempreendedorismo: os nomes e números dessa empreitada
Mais do que necessário, o afroempreendedorismo é um movimento que veio para ficar - e os números não nos deixam mentir. A Feira Preta, idealizada pela Adriana Barbosa, é um palco para muitas dessas iniciativas de pessoas pretas que se lançaram ao mar do empreendedorismo - seja por vontade ou necessidade - e agora colhem os frutos. Vem saber mais sobre o assunto.
O cenário do voluntariado no Brasil
Que o trabalho voluntário é positivo para todo mundo, isso já sabemos e já discutimos por aqui. Mas então, como anda esse movimento aqui pelo país? Quais são os números? Entenda melhor também o que é voluntário corporativo na entrevista feita com Marcelo Nonohay, fundador da MGN, uma empresa que trabalha com apoio e gestão de projetos para transformação social.
Xô preguiça: 5 aplicativos para não ter mais desculpas para não malhar!
Finalizando os conteúdos relacionados aos episódios do Podcast Plenae, retomamos o que vocês adoram: nossos conteúdos rápidos recheados de dicas! E esse daqui foi feito especialmente para você, que já está preocupado com o projeto verão. Confira aplicativos que podem te ajudar a malhar em qualquer lugar!
Você é nosso convidado no evento SER
Que tal mergulhar ainda mais na experiência Plenae? O SER, evento inovador sobre o equilíbrio entre performance e saúde mental nas organizações, acontece nos dias 18 e 19 de outubro e contará com duas sessões da Experiência Conecte-se Plenae

Confira o horário da programação completa aqui e garanta a sua vaga. 
Para você, que é nosso seguidor, temos um cupom de 20% de desconto com o código PLENAE20. Clique aqui e garanta o seu!

 
Mais uma vez, obrigada por terem estado com a gente nessa missão de levar a palavra do bem-estar, da saúde, da qualidade de vida e da longevidade para todos! Nos vemos em outubro!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais