#PlenaeApresenta: Mariam Chami e o islamismo moderno

Apresentamos a comunicadora e influenciadora Mariam Chami, representante do pilar Espírito na décima segunda temporada do Podcast Plenae

25 de Junho de 2023



Somos compostos de vários pré-conceitos a respeito de diferentes temas. Um deles é, com certeza, religião. A partir do que vivemos e conhecemos, muitas vezes julgamos aquilo que nos é desconhecido. O islamismo é uma das grandes “vítimas” dessa dinâmica social de exclusão, mas não mais se depender de Mariam Chami. 

A influenciadora representa o pilar Espírito na décima segunda temporada do Podcast Plenae, e conta em seu relato um pouco da sua experiência como muçulmana vivendo no Brasil, um país de maioria católica. Das barreiras mais sutis às mais difíceis, Mariam resolveu transformar a sua trajetória em inspiração para outros muçulmanos ou não-muçulmanos que buscavam entender mais da religião.

Mais do que mostrar o seu dia a dia em terras brasileiras, ela viaja para lugares onde o ilsamismo é dominante, justamente para desmistificar conceitos e mostrar como as mulheres daquela região vivem. “Eu fui pra Turquia, pro Líbano, pro Catar, pra Jordânia, pra Palestina e pro Egito. Dois desses países eu conheci com o meu marido. Pros outros eu fui com amigas, justamente para quebrar mais esse preconceito de que as mulheres no islã não podem fazer nada sem um homem do lado”, conta. 

Hoje, Mariam possui uma conta no Instagram com mais de 800 mil seguidores e segue com o propósito fixo de oferecer um outro lado de sua crença para o público final. “Nessas viagens, eu mostro que, na verdade, é muito mais fácil ser uma muçulmana num país muçulmano, porque a mulher não precisa quebrar o preconceito alheio. O meu objetivo é passar a mensagem de que as escolhas das pessoas devem ser respeitadas. Ninguém é obrigado a concordar nem fazer igual, mas todo mundo tem que se respeitar”, conclui.

Você confere essa história no quinto episódio da décima segunda temporada do Podcast Plenae, disponível no seu aplicativo de streaming musical favorito. Aperte o play e inspire-se! 

Compartilhar:


#PlenaeApresenta: Geraldo Rufino e a força de um propósito

Por acreditar na força de seus sonhos e seguir fiel ao seu propósito, o empresário Geraldo Rufino provou que é possível dar a volta por cima

19 de Abril de 2021



Você acredita nos seus sonhos? Na quarta temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, o representante do pilar Propósito é o empresário e palestrante Geraldo Rufino. Ele, que conheceu os extremos da vida financeira sem nunca ter perdido seus sonhos e seus valores.

Nascido em Minas Gerais, Geraldo migrou para São Paulo ainda bem pequeno. Pouco tempo depois, aos 7 anos de idade, sua mãe, principal mentora e exemplo de vida sofre de um mal súbito e morre. O que poderia relegar a muitos uma vida de sofrimentos, para ele tornou-se meta: agradecer ao milagre da vida todos os dias.

Aos 8, Rufino arranjou seu primeiro emprego como ensacador de carvão e conheceu o verdadeiro valor de trazer dinheiro para casa. Irmão de outras sete crianças, todos ajudavam como podiam em casa, e foi ao lado de um de seus irmãos que ele passa a trabalhar com sucata, dos 9 aos 13 anos.

Foi também nesse período que ele passa a guardar dinheiro pela primeira vez na vida. Apesar de terem roubado suas economias, não conseguiram roubar os seus sonhos e sua garra.

Aos 13, Geraldo começa a trabalhar de office boy em uma empresa que viria a se tornar o antigo parque de diversões Playcenter. O resto é história: após 17 anos na mesma companhia, o menino antes paupérrimo alça voos altíssimos e atinge suas metas financeiras.

Mas a sua vontade de ajudar o próximo, sobretudo a sua família, o faz empreender para poder empregar seus irmãos e sobrinhos. Apesar de alguns percalços, deu certo. Muito por ele ter transmitido a todos os seus funcionários o seu mantra principal: trabalhe como se a empresa fosse sua.

Essa vontade de perpetuar seus ideais transbordou não só em seus negócios, mas em sua figura pessoal, que se tornou pública. Hoje ele já lançou livros, conduz palestras e toca seu perfil pessoal que já conta com quase 1 milhão de seguidores.

Em paralelo ao sucesso de sua carreira, Geraldo Rufino também conta em seu episódio sobre seus filhos - em especial, sua filha Gabriela, a quem ele chama de milagre. Não deixe de escutar esse lindo relato na quarta temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, disponível em seu aplicativo de streaming!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais