Para Inspirar
Contato de 20 minutos com a natureza reduz o estresse
Segundo estudo, esse tempo é suficiente para reduzir o nível de cortisol no organismo
3 de Dezembro de 2019
O que o seu médico prescreve para o estresse? Segundo uma nova pesquisa científica, um tratamento barato e eficaz consiste em ter contato com a natureza por 20 minutos. Esse tempo é suficiente para reduzir significativamente no organismo o cortisol, hormônio do estresse.
Estudos anteriores já vincularam experiências ao ar livre e bem-estar.
O avanço desta pesquisa foi determinar o período ideal de tempo em espaços verdes para obter o benefício.
De acordo com uma das autoras do estudo, MaryCarol Hunter, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, uma pessoa deve passar de 20 a 30 minutos sentada ou caminhando em um local onde sinta a presença da natureza.
Para chegar a essa conclusão, Hunter e seus colegas pediram aos participantes que estivessem em contato com a natureza pelo menos três vezes por semana. Eles então testaram os níveis de cortisol por meio de amostras de saliva antes e depois da experiência ao ar livre.
Os participantes foram incentivados a passar pelo menos 10 minutos fora de casa, sem duração máxima.
Eles também tinham liberdade para personalizar seus passeios, de acordo com seu estilo de vida e ambiente.
As únicas restrições do estudo eram que, durante o período ao ar livre, as pessoas não praticassem exercícios aeróbicos extenuantes, não usassem o telefone ou a internet, não conversassem e não lessem.
Os pesquisadores descobriram que as maiores quedas no nível de cortisol foram observadas quando as pessoas passavam de 20 a 30 minutos sentadas ou caminhando.
Espaços verdes em ambientes urbanos e a proteção de reservas naturais são necessários para a saúde a longo prazo de uma população cada vez mais urbanizada.
Fonte: Trevor Nance, para
Forbes
Síntese: Equipe Plenae
Leia o artigo original
aqui.