Para Inspirar

É possível brecar o envelhecimento?

As causas do envelhecimento são complexas e pouco claras.

22 de Novembro de 2018


As causas do envelhecimento são complexas e pouco claras. O relatório mais completo sobre longevidade já lançado, The Science of Longevity (em português, A Ciência da Longevidade), apresenta dois caminhos possíveis para a intervenções promissoras no processo de envelhecimento. Primeira proposta. Entender as causas profundas do envelhecimento e detê-las antes que os danos se instalem. Seria o mesmo que mexer nas engrenagens de um relógio para fazê-lo voltar a funcionar corretamente, segundo o relatório. Segunda proposta. Aumentar os investimentos nas pesquisas com drogas que já mostram resultados. Entre elas, as geroprotetoras. Muitas vezes reaproveitadas a partir de medicamentos já disponíveis no mercado, elas visam atuar em uma grande variedade de caminhos metabólicos que desempenham algum papel no envelhecimento. Antioxidantes, anti-inflamatórios e medicamentos que imitam a restrição calórica, que comprovadamente amplia a saúde em animais de laboratório. As nanotectologias também entrariam nessa cesta de possibilidades. Nanopartículas de carbono, por exemplo, já demonstraram combater infecções virais e íons perigosos, além de estimular o sistema imunológico e prolongar a vida útil em camundongos – embora ainda haja dúvidas sobre a validade dos resultados. O sangue é outra fonte promissora e surpreendente da juventude: estudos recentes descobriram que as moléculas do sangue de jovens rejuvenescem o coração, o cérebro e os músculos de roedores idosos. Leia o artigo completo aqui .

Compartilhar:


Para Inspirar

Encontrada a melhor fórmula contra o envelhecimento

Sentir que você tem um senso de propósito na vida pode ajudá-lo a viver mais, não importa a sua idade, de acordo com pesquisa publicada na Psychological Science

3 de Maio de 2018


Sentir que você tem um senso de propósito na vida pode ajudá-lo a viver mais, não importa a sua idade, de acordo com pesquisa publicada na Psychological Science, uma revista da Association for Psychological Science . A pesquisa tem implicações claras para promover o envelhecimento positivo e o desenvolvimento adulto, diz o pesquisador-chefe Patrick Hill, da Carleton University no Canadá: “Nossas descobertas apontam para o fato de que encontrar uma direção para a vida e estabelecer metas abrangentes para o que você deseja alcançar pode ajudá-lo a realmente viver mais, independentemente de quando você encontrar o seu propósito”, diz Hill. "Então, quanto mais cedo alguém encontrar uma direção por toda a vida, mais cedo esses efeitos protetores podem ocorrer." Mas, Hill aponta, quase nenhuma pesquisa examinou se os benefícios do propósito variam com o tempo, como em diferentes períodos de desenvolvimento ou após importantes transições de vida. Hill e seu colega Nicholas Turiano, do Centro Médico da Universidade de Rochester, decidiram explorar essa questão, aproveitando os dados nacionalmente representativos disponíveis no estudo Midlife in the United States ( MIDUS ). Os pesquisadores analisaram dados de mais de 6 mil participantes, concentrando-se em sua finalidade autorreferida na vida (por exemplo, “Algumas pessoas vagam sem rumo pela vida, mas eu não sou uma delas”) e outras variáveis ​​psicossociais que mediram suas relações positivas com os outros e a frequência de experiência com emoções positivas e negativas. Durante o período de 14 anos de acompanhamento representado nos dados do MIDUS, 569 dos participantes haviam morrido (cerca de 9% da amostra). Aqueles que morreram relatavam menor propósito na vida e menos relações positivas do que os sobreviventes. Um propósito maior na vida consistentemente previu menor risco de mortalidade ao longo da vida, mostrando o mesmo benefício para os participantes mais jovens, de meia idade e mais velhos durante o período de acompanhamento. Essa consistência foi uma surpresa para os pesquisadores. Leia o artigo completo aqui .

Fonte: Association for Psichological Science Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais