O caminhar dos bichos

Andava na Faria Lima em um dia de trabalho como outro qualquer quando meu caminho cruzou com o de um morador de rua.

30 de Novembro de 2022


Andava na Faria Lima em um dia de trabalho como outro qualquer quando meu caminho cruzou com o de um morador de rua. Mas esse não foi um encontro qualquer. O morador andava sorrindo, como quem desafia a dureza de sua própria realidade, e chamava seu cachorro por um nome que não pude ouvir, mas foram as notas doces em sua voz que me tocaram. Foi esse carinho intenso que me acompanhou pelo resto do percurso.⁠

Por vezes, esquecemos que somos bichos também. Viemos da natureza e a ela pertencemos. Mamamos como qualquer outro mamífero, parimos e precisamos descansar, fechar nossos olhos, uma imposição natural que insiste em nos lembrar diariamente: não somos máquinas.⁠

A interação entre um morador de rua e seu cachorro é a síntese de tudo isso. A sociedade criou camadas, castas, realidades paralelas. Inventou o dinheiro, as leis, as palavras, as religiões. Construiu muros ao seu redor para se proteger do que nem se sabe e criou a concepção de nação, para reforçar a ideia de que não estamos todos juntos, há linhas imaginárias que nos separam.⁠

E então chega o cachorro, domesticado há pelo menos 12 mil anos segundo pesquisas, e somos novamente bichos da natureza. Dividimos nosso pão e nosso afeto com um ser que não pede nada em troca. Que não vê credo, crença ou cor. Que ama incondicionalmente e não se curva à lógica maniqueísta do bem e do mal. Sobre quatro patas, ele acompanha o rico em viagens internacionais e o pobre em perabulanças cotidianas.⁠

E sorri, à sua própria maneira. Abana o rabo e nos faz entender tudo que há de mais simples e mais precioso também. Desarma até mesmo o mais vil dos homens com uma simples lambida e nos deixa uma saudade abissal quando parte. Sua própria vida curta é uma mensagem: não há tempo para rancor, vingança ou mágoas e é preciso amar enquanto há tempo.

O caminhar dos bichos O caminhar dos bichos O caminhar dos bichos O caminhar dos bichos

Compartilhar:


Para Inspirar

A nona temporada do Podcast Plenae está no ar!

Serão seis episódios, representando os seis pilares Plenae, propondo seis diferentes reflexões para sua vida!

14 de Agosto de 2022


Sejam bem-vindos a nona temporada do Podcast Plenae! É um prazer tê-lo com a gente mais uma vez, disposto a imergir na trajetória do outro e refletir sobre a sua própria. São seis episódios, como sempre, e cada um representando um de nossos pilares: Corpo, Mente, Espírito, Relações, Contexto e Propósito.

Iniciamos a temporada com Carlinho de Jesus representando o pilar Corpo e contando sobre os caminhos que o levaram a autoaceitação de seu vitiligo. Na sequência, conhecemos a história emocionante de identidade dos Irmãos Filpi e como a família reagiu a transição de gênero de Miguel, representando é claro o pilar Relações.

O terceiro episódio é dela: Mariana Rios! Representando o pilar Espírito, ela conta como a Lei da Atração na prática foi responsável por grande parte de suas vitórias. O quarto episódio fica por conta de Wanessa, a representante de Mente. Sua Síndrome de Pânico é hoje controlada graças a um mergulho que ela se propôs a dar dentro de si mesmo.

O quinto episódio representa o pilar Contexto e nos faz pensar profundamente sobre as questões raciais. Narrado pela empreendedora Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, ele traz reflexões necessárias e histórias de superação. A temporada se encerra com o médico mais famoso do Brasil, Drauzio Varella, que representa o pilar Propósito e conta como achou sua missão de vida: ser médico voluntário dentro de penitenciárias. 

As reflexões são brilhantemente guiadas pela neurocientista Claudia Feitosa-Santana, que segura na nossa mão e nos conduz durante todos esses mergulhos tão profundos e intensos. Prepare-se para voltar diferente dessa experiência. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais