O ingrediente secreto dos avós

Com as mãos enrugadas, ela estica a massa.

26 de Julho de 2023


Com as mãos enrugadas, ela estica a massa. Sova o conjunto de farinha, ovos, leite, fermento, tudo com uma força e delicadeza que não são antagônicas, mas sim, mágicas. A paciência é o melhor tempero, ela sempre dizia. Mas eu discordo: é o amor daquele ato de serviço que torna tudo inesquecivelmente saboroso e deixa uma sensação de que nada nunca mais será igual.

Falar de avós é ir além do cheiro da cozinha que toma todo o ambiente e embala em uma nuvem de afeto e segurança. É mais do que isso. Falar de avós é fechar os olhos e imediatamente ser transportado para um outro espaço-tempo do universo, onde esse laço parecia ser o suficiente para manter tudo, absolutamente tudo, amarrado. 

Falar de avós é falar também de ancestralidade. Do segredo que aqueles que vieram muito antes parecem guardar em um simples olhar. Do esforço para compreender, sejam as novas tecnologias, sejam as escolhas de seus netos que, em um outro tempo, não fariam sentido. De fé inabalável, seja ela qual for. 

Falar de avó é inundar-se de um bem querer imediato, de um respeito intransponível. É recordar de bordões hilários, de lições sábias e de ingredientes secretos. Mas a lembrança principal que os avós nos trazem é o colo. A doação. A continuidade. O abraço onde cabe o mundo, ainda que esse mundo seja somente uma família inteira. 

Para os que estão com a gente ou para aqueles que já completaram a sua linda trajetória: um feliz Dia dos Avós! A todos eles que pavimentaram os caminhos com doçura e destreza para que hoje a gente possa caminhar com liberdade. 

O ingrediente secreto dos avós O ingrediente secreto dos avós O ingrediente secreto dos avós O ingrediente secreto dos avós

Compartilhar:


Para Inspirar

10 pontos críticos da longevidade

Atualmente, 10,2% da população do globo têm mais de 65 anos. Em 2050, esse contingente será de 21,5%.

28 de Junho de 2018


  1. Demorou 10 mil anos para a população mundial chegar a 1 bilhão em 1804 e apenas 123 anos para alcançar 2 bilhões em 1927. Hoje, o planeta tem mais de 6 bilhões de pessoas e pode dobrar nas próximas duas décadas.
  2. Atualmente, 10,2% da população do globo têm mais de 65 anos. Em 2050, esse contingente será de 21,5%.
  3. Em 2004, a expectativa de vida média era de 76,7 anos, mas a de viver com boa saúde 69,3 anos. Resumindo, passamos mais de 10% da nossa existência sem qualidade de vida.
  4. As pessoas vivem mais, porém a maior parte das que chegam aos 65 anos possuem problemas crônicos de saúde.
  5. A vida se prolongou até 100 anos porque houve uma grande melhora das condições ambientais, principalmente nas habitações e nas práticas de higiene.
  6. Especialistas dizem que apenas uma parte da população longeva tem acesso aos avanços tecnológico da medicina.
  7. A longevidade tem custo alto. Consome 75% das despesas dos Estados Unidos com a saúde.
  8. Um número recorde de pessoas está entrando no sistema médico de saúde. O alto custo dessa assistência vem estressando o sistema de infraestrutura política da saúde e da assistência social em vários países.
  9. A idade é apenas um número, mas o estar saudável começa com o bem-estar, nutrição e hormônios balanceados.
  10. A vitalidade começa com você.
Leia o artigo completo aqui.

Fonte: Paul Savage Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais