Para Inspirar

Quanto mais popular, mais saudável

Pesquisas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e da Universidade de Renmin, na China, afirmam: quanto maior o grau de interação social, menor o risco de desenvolver doenças

24 de Abril de 2018


Quanto maior o grau de interação social, menor o risco de doenças. Em outras palavras, um adolescente que é popular na escola, capitão do time de futebol e disputado pelas meninas estaria menos suscetível a ter problemas de saúde do que o colega que passa o recreio sozinho.

E isso vale para todas as idades, segundo pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e da Universidade de Renmin, na China. Os cientistas observaram, por outro lado, que a falta da interação social está associada a um risco à saúde muito elevado em estágios específicos da vida.

Na adolescência, o isolamento social vira um fator de desencadeamento de inflamação da mesma magnitude que a inatividade física. Outro exemplo, é um gatilho maior que a diabetes para a hipertensão na velhice. Os impactos fisiológicos das diferentes dimensões das relações sociais emergem principalmente na adolescência e na meia idade e permanecem na velhice.

Com base em dados de quatro amostras representativas da população americana, os pesquisadores implementaram um sistema inovador para avaliar a associação entre os diferentes tipos relações sociais – integração social, suporte social e tensão social – e marcadores de saúde física – proteína C-reativa, pressão arterial sistólica e diastólica, circunferência da cintura e índice de massa corporal – na adolescência, juventude, maturidade e velhice.

No final, compararam os resultados e fizeram as respectivas associações em todos os estágios da vida de cada pessoa estudada. Os gráficos abaixo ilustram que os indivíduos com maior grau de conexão social desde cedo têm valores mais baixos nos quatro marcadores de saúde física (proteína C-reativa, pressão arterial sistólica e diastólica, circunferência da cintura e índice de massa corporal).

Leia a pesquisa completa aqui.

Fonte: Proceedings oh the National Academy oh Sciences oh the United States os America
Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Viajando pelas palavras

Acordo e estou em um novo mundo, onde as injustiças sociais deixam de ser injustiças em algum momento e tornam-se apenas sociais.

23 de Abril de 2023


Acordo e estou em um novo mundo, onde as injustiças sociais deixam de ser injustiças em algum momento e tornam-se apenas sociais. Perto do almoço, já estou em um planeta fantástico, onde seres intergaláticos inventam novas línguas para poder se comunicar repetidas vezes, onde quer que eles forem, sem se cansarem nunca dessa troca.

À tarde, estou em ruínas, procurando a luz no fim do túnel que usa palavras como pontes para realidades possíveis. Ao crepúsculo, sou lobisomem e cometi o mais humano dos erros: amei com a força de mil tempestades sem me distinguir o que é certo e o que é errado.

À noite, estou aprendendo a respirar melhor, a me comunicar melhor, a fazer novos amigos e novas formas de encarar um velho problema. Antes de dormir, guardo tudo isso numa caixa de pandora, na esperança de que essas narrativas se unam e se tornem um único sonho em minha mente. 

São nas linhas de um livro que visito tantas trajetórias em um único dia. É graças ao poder de um dos objetos mais antigos do mundo que sociedades se estruturam, religiões se fortaleceram e tantos milhões de leitores ao longo do século puderam fugir de suas realidades, ainda que só por um instante. 

São páginas repletas de magia, construídas por elas, nossas ferramentas místicas que, de tão usadas, por vezes nos esquecemos de sua potência: as Palavras. Com P maiúsculo para evidenciar sua força. E neste Dia Mundial do Livro, nosso desejo é que você possa se perder por dentro de um deles. Boa viagem!

Viajando pelas palavras Viajando pelas palavras Viajando pelas palavras Viajando pelas palavras

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais