Coloque em prática

Harvard elege as 5 atividades mais saudáveis

Atividades de grande impacto e que exigem alta resistência como uma corrida de maratona não são as mais indicadas para quem pensa em manter a forma por muito tempo.

11 de Março de 2019


Atividades de grande impacto e que exigem alta resistência como uma corrida de maratona não são as mais indicadas para quem pensa em manter a forma por muito tempo. Há exercícios mais indicados para perder peso, aumentar a massa muscular, proteger o coração e o cérebro e fortalecer os ossos, segundo I-Min Lee, professora de Medicina e Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA. “Correr longas distâncias não faz bem para as articulações nem para o sistema digestivo”, explica. Ela indica cinco exercícios que considera mais adequados. Veja quais são eles abaixo.
  1. Tai chi. A arte marcial chinesa combina uma série de movimentos delicados e sequenciais que leva a maior concentração e consciência corporal. O exercício é praticado lenta e suavemente.  Dá especial atenção para a respiração em profundidade. Como são os praticantes que definem o seu próprio ritmo, ele é acessível para uma variedade muito ampla de pessoas, independentemente da idade ou da condição física. “É especialmente bom para os mais velhos, pois o equilíbrio é um componente importante da condição física e algo que perdemos com o avançar da idade”, diz I-Min Lee.
  2. Caminhada. Vários estudos sugerem que caminhar durante pelo menos 30 minutos, mesmo sendo em ritmo moderado ou pausado, traz benefícios para a mente e para o corpo. Em pessoas com depressão severa, a atividade pode contribuir para uma redução importante e estatisticamente significativa dos sintomas da doença.
  3. Exercícios de Kegel. Importantes para homens e mulheres, eles ajudam a fortalecer a região pélvica. À medida que envelhecemos, essa região, que inclui o útero, a bexiga, o intestino delgado e o reto, se fragiliza. Manter esse conjunto com resistência traz benefícios como o de evitar vazamentos da bexiga. A forma correta de fazê-los, segundo Harvard, é comprimir os músculos usados para segurar a urina ou os gases durante dois ou três segundos, soltar e repetir 10 vezes, de quatro a cinco vezes por dia.
  4. Natação. É chamado de o “exercício perfeito”, segundo os autores do boletim de saúde de Harvard Healthbeat. Trabalha todos os músculos do corpo, eleva a frequência cardíaca, melhora a saúde do coração e protege o cérebro da deterioração relacionada à idade. Nadar regularmente entre 30 e 45 minutos é uma atividade aeróbia que ajuda a combater a depressão, a elevar o estado de ânimo e a diminuir o estresse, entre outros benefícios.
  5. Treinamento de força. Requer o uso do peso para criar resistência contra a gravidade. Pode ser o próprio corpo, pesos com ou sem alça e até mesmo tiras elásticas. “É uma atividade fundamental em qualquer tipo de treinamento”, diz Angel Merchan, diretor do espaço de fitness espanhol Home Wellness . “O treinamento de força melhora a tonicidade muscular, previne lesões e ativa o metabolismo.” O especialista indica para todas as idades, mas de forma adaptada para cada indivíduo. “Especificamente na terceira idade, ajuda no combate a vários problemas comuns à idade, como dores nas costas e nos joelhos, além da redução da osteoporose e do sobrepeso”.
Leia o artigo completo aqui . Fonte: Mayte Martínez Guerrero Síntese: Equipe Plenae
Curtir

Compartilhar:


Coloque em prática

O espírito na mira: como mantê-lo saudável em 2023?

Veja o que passou por aqui em 2022 no pilar Espírito e como aplicar essas dicas em 2023!

4 de Janeiro de 2023


A espiritualidade vai além do que se vê. Ela desafia os céticos e conforta os crentes, é capaz de curar ou apenas oferecer caminhos. Ela cria pontes que nos une e oferece múltiplas frentes possíveis, para nos lembrar que somos iguais em nossas diferentes. Estamos constantemente atentos à nossa espiritualidade aqui no Plenae e, por isso, separamos alguns conteúdos para te ajudar nesse próximo ano!

Metas

1- Entenda o que você acredita. Para falar sobre espiritualidade, é preciso mergulhar dentro de suas próprias crenças e valores. Por isso, dedicamos um Tema da Vez inteirinho para esse assunto, e lá você verá como são lindos e variados os caminhos que a fé nos propõe. 

2- Uma vez entendida sua fé, abra-se para novas possibilidades e desmistifique conceitos. Você pode, por exemplo, entender o que são chakras, tema tão valioso para outras pessoas, e até se divertir com as superstições alheias quando o assunto é futebol. Ou você vai negar que você também tem uma “fézinha” por aí? 

3- Abrace a espiritualidade e a ciência juntas, isso é possível! Ficou para trás o tempo que as duas temáticas “brigavam” entre si. Agora, os estudiosos também se lançam aos temas da fé, como entender mais sobre a gratidão e sobre a meditação.

4- Aplique as suas crenças no seu dia a dia. Não adianta ficar somente no plano das ideias e da alma - apesar de serem dois campos bastante valiosos. Você pode usar uma religião, por exemplo, na manutenção de um trauma, ou atrair o que você quer conquistar só com a força do seu pensamento. É preciso acreditar! 

5- Traga sua família junto nessa jornada! Seja se divertindo e assistindo filmes temáticos em feriados religiosos como a Páscoa, ou ensinando conceitos espiritualizados para seus filhos como o Ho'oponopono.

Pronto! Agora que já facilitamos um pouco essa trajetória espiritual tão importante, mas às vezes difícil para algumas pessoas, é sua vez de se lançar às dicas e realmente se comprometer com esse pilar no seu novo ciclo. Traga a fé nas coisas que não se vê para sua vida em 2023!

Curtir

Compartilhar:


Inscreva-se


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais