Há um quê de beleza na vida que vai passando em sua marcha por vezes lenta, por vezes mais rápida do que gostaríamos.
20 de Novembro de 2022
Há um quê de beleza na vida que vai passando em sua marcha por vezes lenta, por vezes mais rápida do que gostaríamos. É preciso estar atento para perceber esse movimento sutil que se esconde nas esquinas dos dias, essa rotina onde tudo parece estar sempre igual, mas, ao olharmos para trás, tudo mudou.
Subitamente, você se torna parte das estatísticas de sucesso da espécie humana: veja, ele chegou aos 70, 80, 90. Sempre tão lúcido, poucos diagnósticos em sua conta - motivo de celebração legítima. A tal da longevidade, massivamente falada nos meios midiáticos como um objetivo em comum e uma garantia graças ao avanço da ciência, chega para muitos com uma sensação "repentina".
De repente, sou mais velho. Como pode se ainda me lembro de tudo como se fosse ontem? É essa a beleza: ir cuidando do que lhe cabe, do que lhe é possível, sem esperar tanta coisa em troca e, por não esperar, receber. Cuidar de si como quem cuida de um bem valioso e caro, com a certeza de ser sua principal e eterna companhia, e assim, de forma leve, alçar voos distantes.
Viva essa jornada tão intensa, única e tão cheia de beleza. E viva todos os longevos que guardam dentro de si parte do segredo do universo.
Para Inspirar
A artista conta como a sensação de não-pertencimento melhorou com o amadurecimento e com auxílio da arte.
31 de Outubro de 2022
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Geyze Diniz: A artista multicultural Haikaa aprendeu na prática a enxergar o belo no diferente. Depois de uma infância e adolescência turbulenta vivida entre Brasil, Japão e Estados Unidos, Haikaa encontrou um denominador comum que a fez sentir emoção novamente. Conheça a história de pertencimento, autoconhecimento e diversidade da Haikaa.
Ouça no final do episódio as reflexões do historiador Leandro Karnal para te ajudar a se conectar com a história e com você mesmo. Eu sou Geyze Diniz e esse é o podcast Plenae. Ouça e reconecte-se.
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Leandro Karnal: Haikaa tem uma história de diversidade cultural, origem oriental e os choques com a cultura brasileira, mas a narrativa dela fala muito também da dor. As dores da existência, a rejeição que o pai fez, a escolha dela, a morte da pessoa por quem ela se apaixonou, e a grande questão nesta chave não se trata de pagar aquilo que não pode ser apagado. A morte não pode ser apagada da memória, a rejeição de alguém que amamos não pode ser apagada da memória, mas o que se faz a partir destes dados dolorosos e toda história da Haikaa é como ela trabalha com a dor. Nunca teremos um passado perfeito, nunca teremos uma vida perfeita, jamais as pessoas serão exatamente aquilo que eu gostaria. Elas sempre serão diferentes do meu desejo. Como eu trabalho o enfrentamento com o real? Há pessoas que passam a vida inteira lamentando o que não tiveram ou que fizeram a elas, e outras que pensam: "isto me machucou, isto me feriu, isto me atacou profundamente, isso me provocou lágrima, isto me provocou muita dor". E agora, a partir disto, o que é que eu faço com esta memória? Transformar a dor em impulso, carregar as suas cicatrizes, que são muitas ao longo de uma vida, realmente é um dos grandes processo de superação, de dificuldades e de problemas. Haikaa é o exemplo de que ela transformou, de alguma forma, a sua vida em uma obra de arte, a sua dor em uma inspiração e a sua cicatriz em uma memória de amadurecimento. Não é fácil, mas ela conseguiu.
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Geyze Diniz: Nossas histórias não acabam por aqui. Confira mais dos nossos conteúdos em plenae.com e em nosso perfil no Instagram @portalplenae.
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