Parada obrigatória

Como andam as suas relações?

O que foi falado no Plenae em abril

2 de Maio de 2023


Nós sabemos: esse título é provocador e pode mexer em algumas caixinhas internas suas. Mas acredite, Relações é um pilar tão importante quanto qualquer outro e demanda trabalho e empenho. Para manter os laços apertados, é preciso reajustá-los o tempo todo. Seja a sua relação com o próprio corpo, com os seus familiares, com a sua mente e sua alimentação, com a sua religião e até suas diferentes formas de demonstrar apego. 


Em abril, também tivemos os últimos dois episódios da décima primeira temporada do Podcast Plenae. Em Relações (olha ela de novo!), conhecemos a história de Adriana e Giovanna mergulhamos nessa maternidade não tão convencional para nos lembrar, mais uma vez, que os desafios de uma mãe são vários - e os de uma filha também.


Também relembramos a máxima de que o sucesso é bom, mas ele não pode ser tudo junto com o publicitário Nizan Guanaes, que descobriu isso na prática. No último episódio, representando o pilar Espírito, conhecemos um pouco mais sobre o ser humano por trás do profissional e a revolução que Guanaes teve que fazer em sua vida para se reconectar consigo mesmo. Vem ver o que mais rolou por aqui!


A ciência do maternar
Inspirados pelo episódio de Adriana e Giovanna, fomos investigar o que a ciência já sabe de fato e de mais curioso sobre a maternidade. Às vésperas do mês das mães, mergulhamos em fatos que vão desde a linguagem até mesmo o nosso DNA e nossos gostos. Vem entender mais sobre o assunto!

Bê-á-bá da religião
Em seu relato, Nizan Guanaes conta que a religião foi um dos seus alicerces desde a infância e foi o que o ajudou nesse processo de cura e reconexão. Por isso mesmo, ele representa o pilar Espírito. Mas o que define uma religião? Qual a importância dessas crenças para a sociedade? Fomos investigar esse tema.



De volta para o passado
Revisitar velhas sensações - ainda que elas tenham acontecido apenas na sua mente. Querer morar nesse passado, onde não há desconhecido e, portanto, não há desafios. Todas essas sensações fazem parte de um guarda-chuva maior: a nostalgia. E é sobre ela que refletimos na primeira crônica de abril.


O conhecimento liberta!
E é pensando nisso que mergulhamos em temas profundos no Tema da Vez. Em abril, fomos entender um pouco mais sobre os povos originários, em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado dia 19. Quais são os novos termos, os velhos desafios e as projeções futuras desse povo que é parte do nosso DNA?


O que você está lendo?
Autoajuda? Romance? Ficção? Economia? Até mesmo um livro de culinária conta, o importante é não parar de ler. Em homenagem ao Dia Mundial do Livro, dedicamos a segunda crônica de abril para esse objeto, que pode facilmente ser comparado a um portal para outros mundos, realidades e possibilidades.


Você é o que você come - e o que você sente
Já te contamos neste Tema da Vez sobre a relação entre o nosso intestino e o nosso cérebro. Mas o que os cientistas agora estão pesquisando é como nossa dieta e nossas escolhas alimentares podem influenciar positivamente ou negativamente nos sintomas de depressão. 



Não se apega, não!
Ou se apega sim. Só depende de você e dos seus objetivos de vida! Mas, da mesma forma que existem diferentes linguagens do amor, como te contamos aqui, há diferentes tipos de apego também. E entender essas linhas é importante para que a comunicação entre seus afetos seja mais transparente.


Hora da dica!
Como sempre, trouxemos dicas práticas neste mês baseadas em conteúdos antigos nossos. Uma delas foi sobre a filosofia havaiana ho'oponopono, que tem como mantra o “Me Perdoe, Sinto Muito, Sou Grato, Eu Te Amo”. Também te relembramos como é feita a imunidade e, claro, como fortalecê-la.

Agora, você também confere nossas crônicas no nosso portal! Ela estará aqui, disponível para sua pausa reflexiva do café sempre que quiser. Além disso, você já segue a gente no nosso Instagram? É nessa rede social que publicamos inclusive conteúdos exclusivos só de lá, como as dicas e as quotes, além de nossas matérias do portal que vão para lá também. 

Se abril foi o mês das relações por aqui, que a nossa relação entre Plenae e você esteja cada dia mais próxima! Nos vemos em maio.


Compartilhar:


#PlenaeApresenta: Fernanda Lima e o mergulho dentro de si

Para mergulhar dentro de sua profundidade, Fernanda Lima, encontrou no Yoga, há 15 anos, o caminho necessário

12 de Julho de 2021



Qual é o seu caminho pessoal para o equilíbrio? A representante do pilar Mente da quinta temporada do Podcast Plenae, Fernanda Lima, encontra seu eixo por meio da prática da Yoga. Mas essa descoberta não veio de um dia para o outro. Antes de se tornar quem é hoje, ela conheceu diferentes facetas de um mesmo mundo.

Ainda muito jovem, tornou-se modelo de repente, sem estar procurando por isso. A profissão lhe trouxe a liberdade e a fez conhecer o mundo, mas também lhe trazia a sensação de ser um objeto, um “não-pertencimento” àquele universo. Pouco tempo depois, conheceu a comunicação, formou-se em jornalismo e pensou que enfim estava se aproximando do que tanto ansiava.

Não era de todo mentira. Fernanda descobriu levar mais jeito em frente às câmeras do que nas passarelas, mas conheceu o lado vazio e opressor da fama. De repente, se viu rodeada de convites e fãs, mas se sentia completamente sozinha. Em um desses episódios, ela decide acompanhar a amiga em uma aula de Yoga. E sua vida nunca mais foi a mesma.

Apesar de praticar os mais diferentes tipos de esportes desde muito jovem, ela nunca tinha tido contato com a prática indiana milenar. Mais do que apaixonar-se pelos movimentos e posturas, foi por meio da Yoga que Fernanda aprendeu a desconectar-se do mundo exterior e fincar raízes profundas dentro de si mesma.

Hoje, ela aplica os ensinamentos coletados nos mais de 15 anos de prática em sua vida pessoal e também como mãe. Além disso, em seus canais digitais, ela ensina sobretudo técnicas de respirações que podem ser feitas por qualquer pessoa e possuem eficácia comprovadas cientificamente.

Seu tapete de Yoga tornou-se seu refúgio, como de muitos praticantes. Uma vez em desequilíbrio, ela parte para suas sessões e encontra-se novamente dentro de sua própria imensidão. Para saber mais sobre essa história, escute o episódio inteiro na quinta temporada do Podcast Plenae. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais