Para Inspirar

Desmistificando conceitos: as culturas indígenas modernas

O que mudou e quais são os velhos preconceitos que devemos deixar para trás quando o assunto é cultura indígena? Saiba mais!

19 de Abril de 2022


Hoje, dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. A data nasceu inspirada em um protesto dos povos indígenas do continente americano ainda na década de 1940, quando um congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger os índios no território, segundo a BBC.


Nesse dia, é comum ver escolas pintando seus alunos e os enfeitando com cocar. Instituições mais sérias também acabam se mantendo nesse mesmo lugar, de uma celebração superficial de certa forma. Isso porque enquanto estamos celebrando a beleza indígena focados apenas em seus adereços, a comunidade vai perdendo cada dia mais os seus direitos.


A pesquisa “Narrativas ancestrais, presente do futuro”, publicada nesta quarta-feira (13) pela Amoreira Comunicação e também publicada pelo jornal Nexo mostrou, depois de mais de 350 entrevistas - de lideranças indígenas a eleitores conservadores - que a questão indígena ganhou alcance no debate público com a valorização do discurso ambiental e a emergência de lideranças, pensadores e artistas. Mas também mostra que as percepções sobre esses povos são muito distintas, e falta conhecimento sobre o tema para uma parcela da população.


De acordo com o Censo 2010, no Brasil existem, aproximadamente, 897 mil indígenas. Entre essas pessoas, cerca de 517 mil vivem em terras indígenas. Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%).


O indígena hoje 


O fato de o último Censo ter sido feito há 12 anos já demonstra um pouco do descaso que os últimos governantes têm tido com a causa, afinal, em mais de uma década, esses números tidos como oficiais já devem ter mudado. Além disso, a questão territorial está cada dia mais em pauta. 


Há muitas tensões entre o governo atual, regido pelo presidente Bolsonaro, e os indígenas. A BBC, novamente, pontuou ao menos 5 neste artigo - e ainda trouxe a vontade que têm pulsado entre eles de ocupar mais cadeiras no Congresso Nacional.


Mas o que nós, enquanto sociedade, podemos fazer para estarmos mais atualizados e deixarmos os preconceitos de lado quando o assunto é a cultura indígena? Segundo a cantora e jornalista Djuena, é preciso, antes de mais nada, parar de tratar todos os povos como um só, porque isso interfere na individualidade de cada um, além de minar a riqueza que se pode encontrar dentre esses tantos. 


“O que a gente ainda vê é que as pessoas enxergam os povos indígenas como se fôssemos todos iguais. Mas não é assim, há muita diversidade, somos 305 povos no Brasil, sendo falada mais de 200 línguas. Cada um tem sua especificidade, sua particularidade, sua cultura, seus cantos, seus rituais. Mas nós temos uma única coisa em comum: a nossa luta pelo nosso território”, diz.


Djuena, que já apareceu aqui no Plenae, em uma participação no Plenae Drops, tem 38 anos e pertence ao povo de Tikuna, conhecidos também como povo da Magüta. Ela nasceu na aldeia chamada Aldeia Umariaçu II, já na fronteira entre Colômbia e Peru, no município de Tabatinga, a 1107 km de Manaus. 


“Até hoje, em algumas comunidades, nós continuamos fazendo nossos rituais, que é o ritual da moça nova. E a gente acredita muito nessa cultura, que é essa força que eu enquanto cantora carrego dentro de mim. Eu ouço as histórias, sendo contada pelos mais velhos e esse é o caminho que eu continuo seguindo, tenho muita fé na minha cultura. Apesar da igreja ter chegado nas comunidades, assim como em todas as comunidades indígenas do Brasil, ainda mantemos muito nossa identidade graças aos nossos avós que ainda estão firmes, mantendo viva a tradição, a cultura e o ritual”, diz.


Enquanto cantora, ela sente o preconceito na pele por não ser chamada para expor sua arte em grandes locais, a menos que ela mesma faça essa movimentação. “Eu canto na minha língua materna, que é uma língua indígena. Eu não tenho espaço pra mostrar o meu canto, mas no momento em que eu cantar em português, eu vou ter mais espaço para certos festivais, certos lugares”, conta.


As redes sociais e os indígenas


Hoje, ela conta que já conseguiu organizar um movimento cultural de ocupação no Teatro Amazonas, que não recebia a cultura indígena há muito tempo. Em 2017, ela lançou seu primeiro disco solo por lá. E, graças às redes sociais, Djuena consegue mostrar ainda mais do seu trabalho e chamar atenção.


Isso tem sido comum entre eles: resistir e mostrar sua resistência por meio de suas contas nas mais diversas plataformas. “Hoje, com as redes sociais, a gente divulga mais a nossa cultura. Eu sou jornalista, por que eu não posso criar um portal de notícias indígenas? Hoje tem muito influencer digital também mostrando suas culturas. E é preciso, porque em vários espaços há preconceito. Ainda tem muito essa questão de que as pessoas enxergam nós como inferiores e não como protagonistas de nossa própria história”, diz.


Esse movimento ganhou ainda mais força com a pandemia, que obrigou inclusive os povos indígenas a se manterem reclusos em seus territórios, por motivos sanitários. Afinal, há muitos povos que estão instalados longe de capitais ou de qualquer outro contato rápido com atendimento médico, o que poderia dificultar e até dizimar centenas de pessoas caso houvesse contração do coronavírus.


O próprio povo de Tikuna, etnia da Djuena, teve contato com um médico que contraiu o coronavírus, ainda em 2020, marcando a primeira vez que foi registrada no Brasil a possibilidade de o coronavírus ter infectado povos indígenas. E é por isso que eles, assim como todo o resto do Brasil - e do mundo! - recorreram às mídias sociais para continuar a ter contato com a sociedade e expor suas ideias e lutas.


“A pandemia chegou com tudo né, deixando todo mundo em casa. E aí, como é que nós vamos fazer nossa luta? Se não fizermos, ninguém fará por nós. E aí nós nunca tínhamos espaço pros nossos movimentos, porque dessa vez, tínhamos que ficar em casa. E a pandemia colocou todo mundo online, a partir daí só aumentou o que já vinha acontecendo, já existia a mídia índia, uma rede de comunicadores indígenas, entre outras redes. A partir daí, começamos a nos organizar melhor”, conta Djuena.


O que não fazer/falar


O primeiro preconceito a ser deixado de lado, então, é justamente a ideia de que índio não tem celular ou não usa tecnologia. Isso é mentira, afinal, não é porque sua cultura e rituais são diferentes que eles não estão inseridos no século XXI. O próprio termo “índio” também caiu em desuso, dando espaço ao termo “indígena”, que usamos ao longo deste artigo.


Ao G1, o doutor em educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, Daniel Munduruku explicou que a palavra "índio" remonta a preconceitos - por exemplo, a ideia de que o indígena é selvagem e um ser do passado - além de "esconder toda a diversidade dos povos indígenas". 


Vale lembrar que também foi um termo cunhado pelos colonizadores, que tanto exploraram esses povos. "A palavra 'indígena' diz muito mais a nosso respeito do que a palavra 'índio'. Indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros", defende Munduruku. 


"Tribo", como explicou o jornal Alma Preta, também vêm sendo questionado pelos povos originários, já que a palavra também foi criada pelos colonizadores e reduz a pluralidade de cerca de 1.000 etnias indígenas que existiam no país na época do “descobrimento”. É preferível usar “povos”, “aldeia” ou “comunidade”.


Expressões como “programa de índio”, tratar a “cultura” dos indígenas no singular e não no plural, acreditar que eles não trabalham só porque o trabalho deles se dá de forma diferente da nossa, dizer que eles são “sustentados pelo governo” ou “atrasados na cultura”, e pior, achar que está sobrando terra - tudo isso é ofensivo, violento e errado, como explicou José Neto em um vídeo para o Governo do Pará e também o artigo do Ensinar História.


Por fim, perpetuar a crença preconceituosa de que indígenas não fazem nada além de cultivar as terras é também errado. Apesar de eles ainda serem os grandes guardiões de nossas florestas e protegê-las da exploração, os indígenas hoje já são médicos, advogados, artistas, políticos e jornalistas, como a própria Djuena. 


“A gente pode ser o que a gente quiser e as pessoas têm que aceitar isso. Porque afinal, como diz a Sônia Guadalajara, nossa grande líder, o Brasil inteiro é uma terra indígena. Então a gente tem que rever os nossos conceitos, a história de tudo como aconteceu, a colonização fez essas pessoas pensarem que o índio tem que estar no lugar dele. Mas não. A gente pode estar onde a gente quiser”, conclui. 

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Para Inspirar

O trabalho dos voluntários da Copa

Como esse trabalho invisível e não-remunerado é o responsável por levantar um evento de tamanha magnitude

8 de Dezembro de 2022


O trabalho voluntário é um dos caminhos para se atingir mais propósito na vida e levar à longevidade, como já te contamos. Há diferentes tipos de trabalho e diferentes benefícios para quem o realiza. Ele pode ser feito por meio de empresas, por exemplo, ou uma iniciativa individual de uma pessoa. 

Há ainda os trabalhos voluntários com foco na realização de um projeto a nível nacional. Na equipe de transição de um novo governo, como o que os brasileiros estão testemunhando, a grande maioria de quem compõe esse grupo é de pessoas que não recebem nada pelo trabalho se não satisfação pessoal. 

E, como estamos na copa, por que não falar dos voluntários que ajudam esse evento de magnitude internacional a acontecer? Entenda mais sobre ele a seguir! 

O chamado da Fifa


No dia 22 de março de 2022, ou seja, cerca de 8 meses antes do evento, a FIFA começou a convocação para as inscrições dos voluntários que quisessem ajudar na Copa. O lançamento do Programa de Voluntariado, como contou o jornal Lance, foi marcado por um evento no anfiteatro de Katara, em Doha, cidade que sedia todos os jogos do torneio neste ano. 

Cerca de 3.500 candidatos em potencial foram recebidos por convidados especiais, incluindo Sua Excelência Sheikha Hind Bint Hamad Al Thani, Sua Excelência Salah Bin Ghanem Al Ahli, Ministro do Esporte e Juventude, Sua Excelência Hassan Al Thawadi, Secretário Geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado, o Presidente da FIFA, Gianni Infantino, e a Secretária Geral da FIFA, Fatma Samoura. 

Os interessados deviam se inscrever no site oficial da FIFA montado somente para isso, sem distinção de origens e com qualquer nível de experiência. As inscrições estavam abertas para todos os países, sendo que falar inglês era um requisito eliminatório e algum conhecimento do idioma árabe era considerado um trunfo. 

Também era preciso ter no mínimo 18 anos ou mais em 1º de outubro de 2022, sem limite máximo de idade. Ter disponibilidade para compromisso no mínimo de dez dias durante o torneio era também outro pré-requisito, e inscrições em grupo não eram permitidas - somente individuais. Os candidatos pré-selecionados participaram de uma avaliação e de uma entrevista e, quando selecionados, todos receberam treinamento, além de um uniforme adidas de edição limitada, uma refeição durante o turno e acesso gratuito ao transporte público.

O desenrolar do trabalho

O torneio, que teve início em 21 de novembro, contou com a participação de 20 mil voluntários de todas as partes do planeta, trabalhando no centro das operações do evento, fornecendo suporte em 45 áreas funcionais em locais oficiais e não-oficiais como estádios, locais de treinamento, aeroporto, zonas de fãs, hotéis e centros de transporte público.

O aumento no número de voluntários apresenta um crescimento estrondoso, seja porque pareceu mais interessante para muita gente, seja porque essa copa em específico preciso mesmo de mais mão de obra. Para se ter uma ideia, como conta esse artigo, em 2010, a FIFA recebeu 64.500 aplicações para preencher um total de 15 mil voluntários. Na última copa, ocorrida na Rússia em 2018, foram mais de 17 mil voluntários, escolhidos entre 170 mil candidatos.

O programa procurava especialmente “solucionadores de problemas confiáveis com habilidades interpessoais e capacidade de aprender rapidamente'', com habilidades de comunicação, liderança, linguagem e trabalho em equipe. Em troca, os participantes recebem oportunidades, habilidades e ferramentas para apoiar o torneio, além de estarem em contato direto com a cultura local e muitos contatos importantes para o seu futuro. 

Isso sem mencionar a satisfação pessoal de participar de um evento dessa magnitude, bem como os benefícios inerentes ao trabalho voluntário, seja ele qual for, mencionados no começo deste artigo. Outros atrativos para os fãs de futebol, por exemplo, é a possibilidade de conhecer de perto grandes ícones mundiais do futebol, além de ter em seu currículo o feito de ter trabalhado nesse evento. 

“Participar do programa de voluntários da FIFA significa fazer algo memorável”, explica a Federação Internacional de Futebol em seu site. “Eles vão criar memórias que durarão a vida inteira para fãs, jogadores, mídia, Catar e o mundo — bem como para si mesmos”.

Orgulho verde e amarelo

Um time de cerca de 300 brasileiros vem ajudando a construir o torneio no Catar nas mais diferentes funções e em cargos de liderança, como conta o artigo no jornal Estadão. Alguns vivem por lá desde antes de o emirado ser escolhido como país-sede do Mundial, enquanto outros chegaram recentemente.

O Catar também conta com o suporte de empresas 100% brasileiras. A Arena, que fornece mão de obra especializada nos setores de realização de serviços, como estruturas para a mídia e segurança, por exemplo, e a Pretorian Logística, empresa brasileira que possui uma frota de mil veículos de luxo (carros e vans) para o transporte de clientes durante o Mundial, são bons exemplos. 

Nossa seleção, como de praxe, é uma das favoritas para ganhar o mundo. Sempre é bom lembrar que somente o nosso país conta com 5 estrelas na camiseta, mas o que queremos mesmo é a sexta. O hexa vem aí? É o que estamos aguardando! 

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