Parada obrigatória

Nosso segredo compartilhado

O que foi falado no Plenae em setembro

29 de Setembro de 2023


Olá, leitor! Sempre é muito bom revê-lo por aqui, na nossa retrospectiva mensal de conteúdos Plenae. No mês de setembro, não poderíamos fazer de outra forma: mergulhamos nos assuntos que tangem à nossa saúde mental. Não só pela campanha Setembro Amarelo, mas porque acreditamos que é preciso falar sobre isso exaustivamente, até que não haja mais nenhum resquício de tabu ao redor do tema.


Além disso, iniciamos mais uma temporada do Podcast Plenae - e, devemos dizer, uma temporada inesquecível. Por fim, tivemos as duas crônicas mensais e o nosso Tema da Vez, que se dedicou a falar justamente sobre o nosso segredo compartilhado: a depressão e outras condições emocionais. Leia mais sobre o que rolou por aqui a seguir!


Que cheiro é esse?

É o cheiro do aromaverso! A ciência está cada vez mais de olho nesse universo que pode proporcionar benefícios de forma natural e sem intervenções medicamentosas, usando apenas um dos nossos sentidos mais importantes: o olfato. Mas atenção: não é qualquer cheiro e nem em qualquer quantidade. Leia mais aqui.

Gostava, não gosto mais

Se você conhece alguém (ou é essa pessoa) que costumava ter interesses em várias atividades e agora não tem mais? Isso pode ser um sinal da anedonia, um dos sintomas pouco falados da depressão. Ela pode envolver ou não a tristeza e é isso que a torna tão difícil de ser diagnosticada. Entenda mais sobre o assunto.



Pequenos traumas, grandes efeitos

Não subestime os pequenos acontecimentos da sua vida: eles importam, e muito! E nem sempre de forma positiva, o que é importante ressaltar. Os pequenos estresses cotidianos ou até mesmo eventos antigos que você “decidiu ignorar”, podem marcar sua psique para sempre. Te contamos mais sobre o assunto aqui!



Talvez você esteja precisando ler isso hoje

Olhe ao seu redor: todo mundo está enfrentando alguma batalha interna, muitas vezes, de forma silenciosa e solitária. Ela pode ser grande ou pequena, não importa. O importante aqui é nos conectar com aquilo que nos une: os sentimentos. Esse é o abraço que a primeira crônica de setembro buscou te oferecer. 


Conexão intensa e profunda

Não estamos falando de algum casal que possa ter surgido na sua cabeça. Estamos falando da conexão mais intensa e profunda da história da ciência: nossa mente e nosso corpo físico. Pode parecer óbvio para alguns e até tema batido para outros, mas a verdade é que os especialistas nunca pesquisaram tanto sobre o assunto! 


Arrume sua bagunça

E não só porque seus pais te ensinaram assim. Estudos comprovam que existe uma relação entre ambientes bagunçados e a piora na saúde mental. Isso não só em pessoas que já enfrentam algum tipo de questão emocional, mas para quem não enfrenta e pode ficar estressado. Te demos dicas de por onde começar a organizar!


O terreiro como casa de todas

A décima terceira temporada do Podcast Plenae está no ar! Começamos com o relato de Carmem Virginia, representando o pilar Espírito, e contando sobre o chamado e sua iniciação ainda menina no candomblé. Carmem ainda conta como a religião está presente nos seus dias e onde a cozinha entra nisso tudo!


Divirta-se com propósito!

É muito bom ter um hobby, isso você já deve saber. Inclusive, a prática é indicada por diferentes especialistas da área da saúde. Ele ajuda a relaxar, a expandir a criatividade, a enxergar outras saídas e até desenvolver novas competências. Separamos neste post alguns hobbies específicos para você começar ainda hoje!


É primavera… Te amo!

A estação da beleza chegou. Basta olhar para cima e reparar nas árvores ou, ao olhar para o chão, você também verá que o duro concreto das calçadas irregulares está todo pintado de rosa, branco, amarelo,... Um carnaval fora de hora sendo a mãe natureza a rainha da bateria. Inspire-se com a segunda crônica do mês!


É mentira! É verdade

Inspirados na história, trouxemos mitos e verdades sobre essa religião tão potente e importante quanto qualquer outra, mas infelizmente ainda vítima de muitas fakes news, muitas vezes fruto de uma intolerância religiosa coletiva. Falamos sobre a relação com a natureza, a raiz dessa corrente, quem é Exu e muito mais!


Os indígenas e os games

O segundo episódio da nova temporada do Podcast Plenae ficou por conta de Kanynary, representando o pilar Contexto. Em sua história, conhecemos um pouco mais sobre tudo que ele passou sendo um indígena na grande cidade, sua reconexão com o seu povo e como a tecnologia participou disso tudo. 


O novo que veio para ficar

O conteúdo relacionado ao episódio de Kanynary não poderia ser diferente: de que forma as novas tecnologias chegaram nas aldeias? Como são utilizadas a favor dos povos indígenas? Elas vieram para ficar? Respondemos isso e outras questões nesse conteúdo que busca, acima de tudo, quebrar velhos paradigmas!


Fique ligado pois em outubro, a décima terceira temporada do Podcast Plenae segue no ar e trazendo mais quatro personagens inesquecíveis, inspiradores e queridos do público. Mais do que isso, são personagens que trazem assuntos relevantes para a pauta e te ensinam que é possível sim mudar a sua história inspirando-se na história do outro! Aperte o play e inspire-se!






Compartilhar:


#PlenaeApresenta: Fafá de Belém e a fé sem fronteiras

A nacionalmente conhecida e adorada, Fafá de Belém, conta sobre o surgimento de sua fé e como ela a rege até hoje

14 de Junho de 2021



Quando foi a sua primeira relação com o divino? Para Fafá de Belém, foi antes mesmo de seu nascimento. Representando o pilar Espírito na quinta temporada do Podcast Plenae, ela começa o seu relato contando não uma história sua, mas de seu pai.

Ele, que ficou entre a vida e a morte ainda criança, prometeu a Deus, junto de sua tia, dedicar o nome de sua primeira filha à Nossa Senhora de Fátima caso sobrevivesse. E assim o fez: Fafá de Belém nasceu muitos anos depois do acontecimento, mas já carregando dentro de si uma história de milagre.

Por ter nascido e crescido em Belém do Pará, berço da maior procissão mariana do mundo - o Círio de Nazaré - a prática espiritual se tornou ainda mais forte. Católica fervorosa e praticante, a cantora conta que sentiu sua primeira manifestação divina direta ainda aos 9 anos, quando fazia a Primeira Comunhão e, durante uma confissão, sentiu seu corpo elevar-se.

Esse sentimento voltaria a se repetir ainda inúmeras vezes ao longo de sua vida. Em todas as procissões em sua terra natal, nas quais ela sempre fez questão de comparecer de alguma forma por toda a vida, e em demais visitas a locais considerados sagrados pelo mundo. Em seu relato, ela diz que essa frequência divina, sobretudo quando há muitos fiéis reunidos, é tão arrebatadora que a faz chorar e entrar em êxtase.

Para uma pessoa de tamanha fé, seria um sonho impossível conhecer a figura mais representativa de sua religião no mundo, certo? E ele se realizou não uma, nem duas, mas três vezes! Fafá de Belém teve a oportunidade de conhecer papas diferentes, e o melhor: tocá-los com a sua arte, cantando para eles em ocasiões distintas.

Mas, apesar de se identificar com uma religião específica, Fafá acredita que a fé e a espiritualidade não devem necessariamente receber um nome. Basta existir essa força positiva e pulsante dentro do indivíduo, sem que seja necessário encaixar-se em um único dogma. Você confere mais desse emocionante relato na quinta temporada do Podcast Plenae. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais