Coloque em prática

Como combater uma má noite de sono

Dormiu mal na noite passada? Temos algumas dicas que podem te ajudar a ter um dia seguinte melhor!

22 de Janeiro de 2022


Sabemos o quanto o sono é importante para a manutenção de nossa vida. Em uma pesquisa rápida pelo nosso portal, encontramos diversas matérias que abordam o tema: como ele afeta nossas emoções, qual é a quantidade que realmente precisamos, seus benefícios para o tratamento da ansiedade, como combater a insônia, dentre tantas outras. 


Mas também sabemos que nem sempre é possível ter a noite perfeita de sono. E infelizmente, o dia seguinte pode ser bastante desconfortável se você não tiver dormido as horas suficientes. Para combater esse mal, a comunidade da Thrive Global separou algumas dicas pessoais que os ajudam em dias assim. Confira algumas:


Faça uma meditação de 10 minutos


Uma meditação rápida, até mesmo com auxílio de aplicativos, pode te reorganizar mentalmente. E ela pode ser feita no horário que funciona melhor pra você: alguns preferem fazer logo ao acordar, outros preferem fazer de tarde para dar um novo fôlego, e há quem prefira encarar o dia todo para fazer somente antes de dormir e, assim, aumentar as chances de ter uma noite melhor.


“Me certifico de focar em um método de respiração redefinido ao longo do dia. Você começa exalando, fingindo que está soprando uma vela, e então inala duas vezes. Você faz esse conjunto três vezes e sentirá o reset que ele dá ao seu cérebro cansado. Costumo fazer esse conjunto de manhã e depois novamente à tarde!” conta Beth Benatti Kennedy, treinadora de liderança em Beverly Hills. 


Faça um treino ao ar livre


Respirar o ar puro e, se possível, colocar os pés na grama, pode ser revigorante e energizante em qualquer situação - não só após uma noite ruim. Mas, especialmente nestes dias onde nossa energia parece estar mais baixa, a natureza pode ser sua grande aliada. E não é preciso subir uma colina e frequentar montanhas. Um parque próximo à sua casa pode funcionar. 


“Depois de uma noite ruim de sono, saio da cama, tomo banho, visto minhas roupas de ginástica e saio pela porta para caminhar, correr ou andar de bicicleta. Apenas respirar o ar fresco da manhã e aproveitar o ritmo de exercício do meu corpo ajuda a me acordar. (...)  Meus pensamentos se voltam para o clima do dia, as nuvens e o céu em movimento, as árvores e a natureza”, conta Jill Shanks BSN MCEd, escritora e pesquisadora canadense. 


Se mantenha hidratado


Aqui, novamente, é uma dica que vale sempre. Mas especialmente em dias de pouco descanso, o seu corpo precisará de energias. E, para que ele funcione corretamente, a ingestão de uma boa quantidade de líquidos é fundamental. Além disso, quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação, diminui a retenção de sódio e aumenta a retenção de nutrientes.


“Minha irmã tem mestrado em biologia e diz que a água é a resposta para quase todas as doenças físicas, seja cansaço, dores de cabeça ou problemas de digestão”, conta Courtney Daniels, cineasta em Los Angeles.


Se dê um descanso a mais


Essa pode parecer óbvia, mas é absolutamente necessária. Se você tiver algo marcado já ao acordar e não puder estender o alarme, tente estender o horário de almoço ou fazer pausas maiores para o café. O seu corpo, por não ter descansado o necessário, não estará operando em sua perfeita capacidade. Logo, parar para respirar por 20 minutos vai fazer uma diferença maior do que parece. 


“Aprendi que, se estou cansado demais para seguir em frente, é melhor usar meu tempo deitada por 30 minutos, dando ao meu cérebro e meu corpo a chance de descansar, em vez de tentar forçar” diz Alyssa McDowell, redatora de saúde e bem-estar em Sioux Falls.


Recite uma citação que te energiza


O poder de uma frase motivacional é tão grande que, no Instagram do Plenae, você encontra várias ao longo do mês! E dizê-las a si mesmo, todo dia, como um mantra, pode te dar um gás que estava escondido por aí! “Tenho um cartão colado na porta do armário perto da máquina de café que lista minhas três afirmações diárias. Na verdade, muitas vezes não presto atenção à carta quando estou no ritmo, mas depois de um sono inquieto, recito-a enquanto o café está pingando para obter um impulso de energia” revela Donna Peters, coach executiva e corpo docente de MBA em Atlanta.


Outras dicas que ainda podem ser úteis: 


  • Tomar um banho quente. Ao contrário do que se pensa, o banho gelado pode até te ajudar a acordar, mas não irá ajudar no relaxamento de uma musculatura que está cansada depois de uma má noite de sono.

  • Alongamento! Que, como já te explicamos neste artigo, é o segredo para combater diferentes males, dentre eles, a baixa disposição. 

  • Dar risada com amigos, afinal, rir é um remédio potente como te contamos por aqui, e a liberação de hormônios que ele causa pode te dar mais energia. 

  • Tirar a manhã de folga, se for possível. E, se não for, tentar metalizar o poder da mente sobre o corpo e, assim, ganhar uns respiros extras. 


Qual é a sua dica infalível para combater uma má noite de sono? Comente abaixo ou use nossa página no Instagram! 

Compartilhar:


Coloque em prática

Quatro dicas para fortalecer suas relações sociais

Quem se preocupa em conservar e fortalecer os laços de amizade e de amor precisa doar tempo e atenção

26 de Setembro de 2019


Práticas simples facilmente incorporadas à rotina de qualquer pessoa podem fazer muita diferença na vida dos indivíduos. Caminhar em locais arborizados, meditar, ter amigos e pensar positivamente, por exemplo, são recomendações calcadas em pesquisas científicas para melhoria do bem-estar, da qualidade de vida e da longevidade. 

Dada a relevância da contribuição de uma rede social vibrante para a longevidade, apresentamos quatro dicas para fortalecer suas relações sociais. Tente aplicar pelo menos uma delas a cada semana:

1. Faça um novo amigo : estenda a mão a alguém por quem você se sente atraído ou sente uma conexão e faça um convite para passarem algum tempo juntos – tomar um café, almoçar ou dar um passeio.

2. Cultive e melhore os relacionamentos existentes: identifique alguém que você conhece há anos e não está em contato ou com quem você teve um pouco de desentendimento, mas sente o desejo de tentar se reconectar. Mostre que está disposto a ter aquela conversa de reconexão.

3. Trabalhe como voluntário: encontre uma organização na sua comunidade que trabalhe com pessoas necessitadas que você admira. Descubra uma maneira de se engajar regularmente ou até mesmo por uma única vez.

4. Faça planos para a noite: leve seu parceiro para sair em uma noite divertida – pode ser um jantar, um filme ou outra coisa que ele ama. O ponto de todas as quatro sugestões é inspirar você a dar alguns passos simples e importantes a cada semana na construção de relacionamentos sociais em sua vida - isso literalmente pode acrescentar alguns anos a ela.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais