Parada obrigatória

Hora do balanço

O que foi falado no Plenae em agosto

1 de Setembro de 2023


Conhecido por ser um mês longo, agosto passou impressionantemente rápido, mas não sem deixar suas marcas. O próximo ano já começa a dar suas caras e é importante rever nesse período as suas metas que foram traçadas lá no comecinho. O que você já conseguiu conquistar? Ainda há tempo, mas é preciso colocá-las em prática!

Se uma das suas metas foi ter mais qualidade de vida, o que não faltou foram artigos por aqui, todos com esse objetivo em comum: mostrar que mudar seus hábitos traz benefícios reais e que é mais possível do que você imagina.

O quase
Como experiências de quase morte podem mudar o propósito de vida de uma pessoa? O que acontece nesse momento tão intenso quando se está entre a vida e a morte? A ciência já tem algumas respostas a partir da observação de alguns pacientes e traz alguns insights importantes sobre o assunto



O relacionamento moderno
Nós sabemos: há muitas siglas modernas rodando por aí e é quase impossível de acompanhar. Mas elas são uma tentativa de tentar expressar sentimentos que são comuns para todos. Dessa vez, te trouxemos um glossário de termos modernos em inglês que explicam situações que você pode se identificar também.


Ginástica animal
Trouxemos para você o conceito do U Natural, uma nova forma de se exercitar que vem ganhando espaço. Inspirado na Ginástica Natural, modalidade mais antiga, o U Natural cria treinos lúdicos, sem interrupções, onde o praticante se exercita simulando o movimento dos animais.


Os caminhos paternos
Na primeira crônica de agosto, homenageamos os pais e refletimos sobre as várias formas de se exercitar a paternidade. Ser pai é, acima de tudo, continuar sendo mesmo diante de situações desafiadoras. É nunca abandonar o posto e sorrir confiante mesmo durante uma turbulência. Vem ler ela completa aqui!



Meditação e intestino
Meditar é uma prática milenar por conta de seus inúmeros benefícios - e isso nós já te contamos por aqui exaustivamente. O que você talvez não saiba é que essa atividade pode ser benéfica até mesmo para a sua saúde digestiva. Mais especificamente, para a sua microbiota intestinal. De que forma? Te explicamos!



Fazer o bem sem ver a quem
Você com certeza já ouviu esse ditado em algum momento da sua vida. Mas, mais do que sabedoria popular, a bondade é cientificamente comprovada como uma atitude benéfica para quem pratica, para o beneficiado e para a comunidade em geral - sobretudo se praticada a um estranho.



Solta o som, DJ
Music, mix the people, come together, yeah. Assim cantou Madonna, a rainha do pop, que já dizia como a música mistura e aproxima as pessoas. E é verdade: estudos explicam de que forma os sons combinados nasceram, se desenvolveram, como nos afetam e seus benefícios.



Onde dói? Tudo!
Você já ouviu falar em fibromialgia? Nessa matéria, desmistificamos mais esse conceito e te explicamos como surge essa síndrome que se caracteriza principalmente pela dor generalizada no corpo. Apesar de ser relativamente nova na literatura, já se sabe que sua relação com as nossas emoções são bem relevantes.



As pequenas alegrias da vida adulta
Sair da casa da sua mãe cheio de potinhos de afeto em formato de comida. Olhar ao seu redor e ver que só ficou quem tinha que ficar. Aproveitar uma boa promoção, aceitar a beleza do envelhecimento, colher os benefícios dos bons hábitos… A vida mora nos detalhes e celebramos todos eles na segunda crônica de agosto. 



Só mais 5 minutinhos… 
Quem não ama um bom cochilo, que atire a primeira pedra. E agora, temos as pesquisas ao nosso lado: uma dormidinha rápida pode ser importante para manter o bom funcionamento do seu corpo e a saúde do seu cérebro. Te explicamos mais sobre o assunto aqui!


Acessos profundos
O Access Consciousness é um conjunto de práticas que tem o objetivo de ajudar a pessoa a mudar o que ela quer que seja diferente e criar uma outra realidade a partir de suas escolhas, com o que ela tem no momento presente. Ficou curioso? Te contamos mais aqui


Nutrição sem pressão
No dia do nutricionista, conversamos com a profissional Thais Poças sobre o termo nutricionismo. Trata-se desse foco restrito a um nutriente específico, não levando em consideração a sua interação com outros nutrientes, além da qualidade do alimento e do momento à mesa. É preciso resgatar o prazer.


Em agosto, ainda demos dicas de como envelhecer mantendo sua mente ativa, como se livrar da procrastinação diante de grandes tarefas e como continuar falando mesmo depois de ser interrompido. Vem conferir todas elas em nosso Instagram! Nos vemos em setembro.



Compartilhar:


Parada obrigatória

#PlenaeApresenta: como o sono afeta suas emoções?

O cientista especialista em sono, Matt Walker, explica em um vídeo curto e animado, como o descanso reflete diretamente em nossos sentimentos

5 de Agosto de 2021


Se você já se sentiu irritado quando esteve privado de sono, não foi mera coincidência ou impressão sua. Ficar sem dormir ou ter uma noite sem qualidade afeta diretamente campos cerebrais importantes para a manutenção do nosso humor e isso reflete em todo o nosso dia.


A ciência não cravou com exatidão quanto de sono realmente precisamos, como explicamos nesta matéria. Há diferentes linhas e opiniões a respeito, mas em uma coisa todos concordam: o repouso é um dos principais pilares para uma boa saúde. E de tão importante, ele se dá também de maneira complexa, não sendo simplesmente fechar os olhos e apagar. Há 7 fases para o bom descanso, e você confere um pouco delas aqui. 


Pensando em tudo isso, o especialista em sono, Matt Walker, foi fazer experimentos para ver como exatamente a falta de sono pode afetar o nosso “cérebro emocional” e dividiu suas impressões em um vídeo para o canal Ted Talks. Nesse vídeo, ele conta que há alguns anos, ele e outros pesquisadores separaram um grupo de adultos saudáveis.


Metade deles passou a noite em sono profundo, e a outra passou a noite em claro, de forma forçada. Logo após, todos eles foram submetidos a uma ressonância magnética para analisar o estado e reações de seus cérebros emocionais, com um foco especial na amígdala, região cerebral importante na regulação de nossas emoções, sobretudo as mais intensas.


O resultado já era de se esperar. Aos que puderam ter uma noite apropriada, a resposta de suas amígdalas era equilibrada e moderada. Já aos outros, que foram privados de sono, suas reações eram hiperativas, com a sua amígdala sendo quase 60% mais receptiva do que o normal.


Mas por que isso acontece? Isso nos leva à segunda parte do estudo, onde descobriu-se o envolvimento de outra região do cérebro nesse processo: o córtex pré-frontal, localizado diretamente acima dos nossos olhos. Essa estrutura é quase que o CEO do nosso cérebro, como brinca Matt. É por lá que são tomadas as grandes decisões e todos os outros controles de alto nível - incluindo ela, a amígdala.


O que ele concluiu, ao lado de outros cientistas envolvidos, é que os participantes descansados apresentavam uma melhor comunicação entre o córtex pré-frontal e o inverso acontecia aos não-descansados. “É quase como se, sem dormir, nos tornássemos todos pedais de aceleramento emocional e muito pouco freio de controle regulador. Esse parece ser o motivo pelo qual ficamos tão soltos em termos da nossa integridade emocional quando não dormimos bem”, explica. 


Ficou preocupado? Calma! A boa notícia é que essa situação é fácil de reverter. O sono, particularmente aquele que faz nossos olhos piscarem de forma acelerada, funciona como um “primeiros-socorros emocionais” para nosso cérebro. Isso porque é durante ele que pegamos as nossas experiências emocionais mais difíceis vividas naquele dia e as neutralizamos, suavizamos dentro de nossa própria mente.


Sendo assim, conclui Matt, provavelmente não é o tempo que cura todas as feridas, mas sim, o sono! Quando voltamos no dia seguinte descansados, somos capazes de executar uma melhor comunicação entre as nossas estruturas cerebrais e, assim, ficarmos mais calmos e até tomarmos melhores decisões. Como anda a sua rotina de sono? Lembre-se de sua importância todos os dias!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais