Coloque em prática

#Plenae2021: metas para um ano com mais espiritualidade

Separamos metas possíveis para dar um boost em todos os seus pilares Plenae nesse ano novo que se inicia. Inspire-se!

5 de Janeiro de 2021


“O espírito se refere ao campo da fé. A ciência não explica, mas as pessoas experienciam e sentem a espiritualidade. É um mistério que nos traz paz e longevidade. O olhar espiritual sobre a vida é o mais desconhecido de todos porque ele é vivenciado por cada um em sua própria individualidade”.

Essa é a descrição do nosso pilar Espírito ! Se você acompanha o Plenae, já deve saber que ele é um dos nossos pilares que acreditamos fazer parte dessa complexa máquina que é o ser humano. Uma vez que estejam todos equilibrados, então teremos uma vida equilibrada, cheia de qualidade, bem-estar e, porque não, longa.

Que tal se basear nos conteúdos do ano que passou para estabelecer suas metas de 2021? Conheça as nossas sugestões e inspire-se para mudar de hábito nesse clima de esperança e oportunidades que um ano novo traz!

Metas

1- Orar também é meditar. Como explicamos nesta matéria , a oração é também prática meditativa, pois ambas exigem a reconexão consigo mesmo e o caminhar interno. Quer começar a meditar e saber mais sobre a prática? Essa matéria pode te ajudar! Conheça também a meditação da bondade amorosa!

2- Busque conhecimento sobre as religiões! Quanto mais, melhor. Você conhece a origem do Dia Mundial da Oração ? E as semelhanças da páscoa judaica e cristã ? Como se dá o processo de canonização ? Conheça ainda os preceitos do Panteísmo , Budismo , a Antroposofia e várias outras religiões!

3- Reconecte-se com a natureza. Conheça seus múltiplos benefícios e como ela pode te trazer alegria e calma , potencializando seu eu interior.

4- Mantenha a chama da sua espiritualidade acesa . Apesar de tão importante, ela é prática que demanda entusiasmo e estímulo. Mas como mantê-la em constante crescimento e por que? Descubra aqui.

5- Aprenda a estar sozinho . Afinal, solidão é diferente de solitude - e estar consigo mesma é também estar rodeada de forças maiores que habitam dentro de nós.

6- Encare a jornada espiritual como uma caminhada. Assim como as peregrinações , a fé é sempre uma trajetória que tem um destino específico. Caso não possa sair caminhando, alguns livros podem te ajudar nessa empreitada!

Embarque nas metas do #Plenae2021 e comece já a ter um ano incrível!

Compartilhar:


Coloque em prática

Meditação melhora a memória e a atenção, diz estudo

Resultados foram comprovados em seis semanas de prática, com uso de aplicativo

4 de Junho de 2019


A meditação diária guiada por um aplicativo pode ajudar a melhorar a memória e a atenção . Segundo uma pesquisa, após seis semanas de prática, adultos tiveram um desempenho melhor em tarefas destinadas a testar esses atributos do que um grupo de controle. Pesquisadores queriam comprovar se a meditação melhora a atenção das pessoas. Eles dividiram aleatoriamente 40 adultos em dois grupos.

Em um, os participantes meditaram por 20 a 30 minutos por dia com a ajuda de um aplicativo. O grupo de controle usou aplicativos de língua estrangeira, de tai chi e de jogos lógicos. A equipe testou a memória e a atenção dos voluntários em várias tarefas. Os padrões de ondas cerebrais de alguns dos participantes eram monitorados por meio de um eletroencefalograma.

Resultado

Os voluntários que passaram pelo treinamento de meditação reduziram a variação em seus tempos de reação aos testes de memória e atenção em 8 milissegundos, indicando que estavam menos distraídos, em comparação com o grupo de controle, que não demonstrou nenhuma redução. O grupo que praticou meditação também revelou uma atividade mais consistente nas regiões cerebrais associadas à atenção durante a realização dos testes.

Aqueles que conseguiram se concentrar mais em sua respiração também obtiveram os melhores resultados nos testes de atenção. Existem ressalvas importantes para a pesquisa. O grupo de meditação recebeu treinamento de um professor antes de iniciar o estudo, o que pode ter influenciado os resultados.

Além disso, de acordo com os pesquisadores, é um desafio criar um grupo de controle adequado para uma intervenção como a meditação. “Embora seja um importante passo na compreensão do efeito da meditação no cérebro, será necessário um estudo maior para comprovar os benefícios da prática”, diz Nicholas Van Dam, da Universidade de Melbourne.

Fonte: Ruby Prosser Scully, para NewScientist
Síntese: Equipe Plenae
Leia o artigo completo aqui.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais