Tipos e benefícios do trabalho voluntário

O ato de doar uma parte do seu tempo a alguma atividade que possa beneficiar um outro ser humano é mais potente para si mesmo do que você imagina

 

Em tempos de pandemia, a solidariedade é palavra de ordem mundial. Você já deve ter ouvido falar em como as doações podem te trazer felicidade. Um estudo conduzido pela Harvard School inclusive comprovou que pessoas que doam, de alguma forma, são mais felizes. 

 

Essa sensação de bem-estar que a doação pode causar já tem gerado bons frutos “epidêmicos”. Isso porque, segundo estudos, as novas gerações doam mais e são mais engajadas em diversas causas. É sinal de que a conscientização acerca desse tema esteja ganhando cada vez mais força.

 

Mais do que doar dinheiro, bens de consumo ou alimentos, você pode doar também seu tempo. Os trabalhos voluntários demandam ainda mais comprometimento não só com a sua frequência e proatividade, mas também de identificação com a iniciativa.

 

E as iniciativas, no caso, podem ser variadas! Você pode ser voluntário em uma festa junina promovida por uma igreja para sua comunidade local, pode ajudar a construir casas populares para quem mais precisa, animar crianças e idosos que estão enfrentando alguma doença e pode até embarcar em missões internacionais.

 

Parece tudo incrível, mas meio trabalhoso e distante, certo? Fique tranquilo, essas não são as únicas possibilidades. Plataformas como o Atados.com enviam diretamente no seu e-mail vagas de voluntariado por todo o Brasil que podem ser feitas até mesmo remotamente, ou seja, no conforto do seu lar, e o melhor: usando da sua experiência profissional. Designers, psicólogos, jornalistas, engenheiros, contadores… O céu é o limite! 

 

Mas, por que eu devo me voluntariar? Qual seria o meu ganho individual? Conheça a seguir alguns dos vários benefícios que o trabalho voluntário pode trazer, sobretudo, aos seus pilares Plenae!

 

CORPO

 

Esse talvez seja o pilar mais específico a ser contemplado pelo trabalho voluntário – mas não necessariamente vai ficar de fora! Em termos de exercício físico, atividades que demandem movimentação e esforço, como brincar com crianças ou ajudar em uma cozinha movimentada que sirva comida para muitas pessoas, e até pintar casas e organizar organizações – tudo isso fará com que você movimente e pratique exercícios indiretamente.

 

“Importantes pesquisas conduzidas por instituições do peso da Universidade de Harvard, já comprovaram que pessoas que desenvolvem atividades voluntárias têm, em média, uma maior expectativa de vida, assim como mais qualidade no viver. A explicação fisiológica está bastante ligada ao aumento na produção de neurotransmissores durante a atividade voluntária, como endorfinas e a serotonina, que são responsáveis, respectivamente, pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela sensação de bem estar”, aponta a psicóloga Andrea Bossan para entrevista na Folha de São Paulo. 

 

MENTE

 

Esses mesmos hormônios citados anteriormente podem beneficiar também a sua mente. Isso porque, como já se sabe, eles são capazes de trazer uma sensação de bem-estar e felicidade. E nada como estar exatamente assim para fazer com que sua mente esteja bem também, certo? Além disso, o trabalho voluntário pode ser muito benéfico para suas habilidades como foco e atenção plena ao momento. 

 

ESPÍRITO

 

“Fazer o bem sem ver a quem” é o pilar tanto do trabalho voluntário quanto da bondade incipiente de nossos corações. Se há alguma coisa em comum entre todas as religiões, essa coisa é com certeza o amor. Doar seu tempo e suas habilidades em prol do bem de outro ser humano nada mais é do que um ato de amor poderoso, capaz de restaurar sua fé em toda a sociedade, refletir nos seus atos cotidianos e inspirar todos ao seu redor. 

 

RELAÇÕES

 

O trabalho voluntário vai te colocar em contato com todo tipo de gente, algumas delas, pessoas que podem se tornar especiais para o resto da vida e que, provavelmente, você não conheceria de outra maneira, em outra circunstâncias. Essas novas relações nascem de um mesmo interesse em comum, muito nobre por sinal, e se dão em contextos de maior dificuldade, demandando que esse laço se fortaleça mais rápido e mais sólido do que outros em sua vida. 

 

CONTEXTO

 

Ainda sobre conhecer pessoas de todos os cantos, isso pode trazer bons frutos para seu networking, por exemplo. Além disso, ter trabalhos voluntários no seu currículo pode contribuir para uma imagem positiva a seu respeito, demonstrando qualidades suas como a filantropia e o comprometimento de causa. 

 

PROPÓSITO

 

Propósito, segundo o dicionário Michaelis, é “intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio, plano, projeto, vontade”. O voluntariado é tudo isso e mais pouco. Se engajar em uma causa pode expandir seus horizontes, revelar novas vontades, evidenciar ou otimizar suas habilidades, contribuir para futuros projetos, fazer parte de um plano, te apresentar realidades distantes… É propósito puro!

 

E aí, que tal aproveitar esse momento delicado no mundo para espalhar solidariedade por aí? Ajudar o próximo é também uma forma de ajudar a si mesmo em uma corrente do bem potente e infinita.

Tags: / / / / / / / / / / / / /