Coloque em prática
Veja o que passou por aqui em 2022 no pilar Corpo e como aplicar essas dicas em 2023!
2 de Janeiro de 2023
Os anos passam, muita coisa muda, mas há uma delas que permanece com nós, onde quer que a gente vá: o nosso corpo! Ele, que é nossa morada, nosso veículo e que, portanto, deve receber toda a atenção possível. Para isso, produzimos vários conteúdos sobre o assunto, pelas mais variadas frentes, e separamos aqui tudo que rolou no último ano para que te sirva de meta nesse novo ciclo que se inicia!
Metas
1- Desmistifique conceitos! Há vários deles que podem parecer complexos e buscamos justamente desmistificá-los por aqui. São eles: o que é o tratamento de canabidiol, o que é a endometriose, o que é o câncer de próstata e também o câncer de mama, o que é o vitiligo e o que é a depressão pós-parto.
2- Busque caminhos possíveis. Por aqui, demos alguns “como”. São eles: como manter um hábito mesmo sem se sentir motivado ou como manter esse mesmo hábito em uma rotina acelerada, como combater uma má noite de sono, como o álcool age no corpo, como manter uma boa saúde da coluna e como fazer o uso de vitaminas de forma segura. Por fim, separamos alguns aplicativos para te ajudar nessa jornada de caminhos possíveis!
3- Inspire-se! Para isso, é preciso abraçar a trajetória de outras pessoas que podem ser bem diferentes de você, como a história de 10 atletas negros que chegaram longe, o foco e a resiliência da preparação física de um jogador de futebol, os mitos e verdades sobre as pessoas trans, além dos mitos e verdades sobre as pessoas surdas e até mulheres que escolheram engravidar mais velhas.
4- Mergulhe no entendimento dos alimentos. E para isso, é preciso começar entendendo porque as dietas restritivas raramente funcionam e também entendendo que o nosso metabolismo muda ao longo da vida. Abrace os alimentos em toda sua potência, afinal, alguns deles fazem realmente bem para o cérebro e outros, como o chocolate que é sempre tão criticado, têm também o seu calor!
5- Lembre-se que as suas emoções afetam diretamente o seu corpo! É o caso da sua pele, por exemplo, que sintomatiza tudo que foi sentido. A TPM, motivo de piadas infinitas, na verdade pode se tornar clínica e trazer sintomas físicos bem desagradáveis juntos. E isso vale para os homens, que têm o costume de negligenciar a sua saúde.
Agora é só aplicar esses conceitos - ou pelo menos alguns deles! - na sua rotina. Feliz 2023!
Coloque em prática
São muitas as nossas metas e vontades, mas a quantidade de tempo em um dia não aumenta. Como equilibrar então todos esses pratinhos?
13 de Agosto de 2021
Admita: você também se propõe a desempenhar muitos papéis na vida. E a pandemia pode ter deixado isso ainda mais evidente, com as muitas vontades e planos que o período trouxe. É fato que vivemos um período intenso muito diferente de um ano sabático. Agora, tantos meses depois do seu início, percebemos que é preciso desacelerar, ou ao menos se organizar.
A influenciadora digital, Luciana Tranchesi, gravou para o Plenae Drops um vídeo contando como foi a sua experiência diante de tantas novidades e desejos. Em uma de suas passagens, ela relata como a criação de rotinas muito bem pré-estabelecidas ajudou ela a enfrentar o início desse período.
“Começamos a quarentena achando que teríamos tempo, seja de descansar ou fazer um curso que sempre quisemos. Mas na verdade, são muitas coisas dentro de um mesmo tempo, então ele fica escasso”, relata ela.
“Coloquei tantas metas, mas depois que vi a quantidade de tarefas que eu teria, percebi que as metas novas precisariam esperar um pouco mais de tempo e maturidade da minha parte conforme a rotina fosse sendo mais estruturada. Passei uma semana estruturando como fazer tudo isso logo quando tudo aconteceu”, conta.
Caminhos tomados
Luciana conta que separou sua rotina em três vias de necessidades:
Com seu filho. “Tenho uma rotina com meu filho que me leva muito tempo, porque não adianta ser só mãe, preciso ser professora e preciso brincar com ele mais ativamente do que antes”, conta ela. “Ter horários me ajuda a guiar o que eu tenho que fazer, conseguir meus momentos de trabalho e ajuda até ele a diminuir seu nível de ansiedade”.
Ter uma rotina de trabalhos. “Eu tenho uma rotina pros trabalhos aqui de casa, e isso me salva muito, pra eu não perder as prioridades do que eu tenho que fazer e também não ficar angustiada.”
Rotina de relações. “Pensei que conseguiria manter todas as minhas relações em dia e percebi que até para isso precisamos de organização. Então estabeleci uma vez por semana um jantar pelo zoom com as minhas amigas, quando a gente consegue conversar e ter um momento leve. Parece superficial, mas é muito importante para a nossa saúde mental, me salvou muito psicologicamente. E é bom também pra checar como eles estão, está sendo desafiador pra todo mundo, cada um dentro de sua realidade.”
O segredo de Luciana é, então, estabelecer rotinas. Isso não quer dizer que você conseguirá fazer tudo, mas já na organização da sua lista de afazeres, você mesmo perceberá o que dá ou não para ser encaixado. Pode parecer rígido, mas é por meio dessa organização que as coisas se encaixam e começam a fluir. “Rotina salva você, seu filho e a estrutura familiar como um todo. Ajuda a pensar hora por hora e evita que se pense no amanhã, que é incerto e traz ansiedade”, conclui a influenciadora.